Skip directly to content

Conheça um Pouco da História da Criação do Extintor de incêncdio

03/09/2019

Por incrível que pareça, a história do extintor de incêndio teve início por volta de 200 aC, quando o matemático e engenheiro Ctesíbio de Alexandria inventou uma bomba manual capaz de fornecer água para um incêndio. Então, na Idade Média, os dispositivos que eram popularmente chamados “esguichos” começaram a ser usados ​​para aplicar jatos de água nos incêndios. Um esguicho funcionava como uma bomba de bicicleta, de modo que o bocal era mergulhado na água para ser carregado e era então direcionado para o fogo, ejetando a água através do acionamento de um êmbolo.

O extintor de incêndio moderno foi inventado pelo capitão britânico George William Manby, por volta de 1818. Basicamente, o objeto consistia em um recipiente de cobre de 13,6 litros que contava com uma solução líquida misturada com cinzas peroladas (carbonato de potássio), de modo que o espaço restante do recipiente era preenchido com ar comprimido para expelir a substância de forma adequada.

George William Manby, o pai do extintor

Em 1872, o inventor Thomas J. Martin aprimorou o extintor de incêndio anteriormente desenvolvido por George Manby. Apesar de existir pouquíssimos registros sobre a vida de Martin, a sua versão aperfeiçoada é frequentemente considerada como o primeiro uso prático do dispositivo por alguns historiadores, pois deu início ao uso de uma espuma química que é armazenada no cilindro e propelida por nitrogênio ou dióxido de carbono. Por sua vez, o extintor de incêndio de espuma química foi aperfeiçoado por um russo chamado Aleksandr Loran em 1904.

No passado, os extintores à base de água também contavam com vestígios de outros produtos químicos para evitar que o extintor enferrujasse, mas agora as fabricantes evitam a corrosão ao revesti-los com plástico. Alguns também contêm surfactantes que ajudam a água a penetrar profundamente no material em chamas e aderem melhor a superfícies íngremes.

Os extintores usados atualmente podem ser encontrados com uma grande variedade de materiais usados na sua composição, o que faz cada um ser usado em um tipo específico de situação. Os principais envolvem a utilização de:

Água pressurizada: por extinguir o fogo através do resfriamento, costuma ser usado em materiais sólidos como madeira, papel, tecidos e até mesmo borracha.

Espuma: usado tanto em incêndios de materiais líquidos quanto sólidos.

Pó Químico BC: usado para apagar incêndios de materiais inflamáveis e equipamentos elétricos.

Pó ABC: extingue incêndios de materiais sólidos e líquidos, além do fogo proveniente de gases e eletricidade.

Vale destacar que a instalação do extintor no local correto pode ser crucial em uma situação de perigo. Por isso, é importante consultar um especialista na hora de instalá-lo no seu carro, residência ou estabelecimento comercial.

Fonte:

https://www.tricurioso.com/2018/12/13/quem-inventou-o-extintor-de-incendio/